sexta-feira, julho 03, 2009

Pena Capital


*Manoel da Motta Coqueiro

Em 1852, Dom Pedro II decide trocar a pena capital pela prisão perpétua no Brasil.
O fato que lhe fez abolir a pena de morte no Brasil foi o enforcamento do inocente fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro no mesmo ano.


Depois da reportagem que assiti na Record sobre um espancamento aqui em Salvador, comecei a pensar sobre a questão da pena de morte. Sei que as vezes a raiva por certas situações nos fazem ter um sentimento positivo em relação a este tema. Mas refletindo, sempre chego a conclusão que de fato a pena de morte não é solução para nada.
O filme "A vida de David Gale" é um bom exemplo de que a pena de morte pode ser um erro. Uma decisão errada e um inocente morre. Fora que no Brasil hoje uma cadeira elétrica seria uma verdadeira torradeira de pobre.

Ontem assiti o filme nacional "SEM CONTROLE" e depois que vi o filme uma frase me veio a cabeça:"A pena de capital é uma perigosa arma em um teatro de loucos".



************************************************************************************

SINOPSE DO FILME

Em Sem Controle, Eduardo Moscovis é um diretor de teatro obcecado com a injustiça cometida contra o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, caso que iniciou o processo de extinção da pena de morte no Brasil. Estimulado por uma mulher linda e misteriosa, Danilo ensaia uma peça sobre Motta Coqueiro, com ele próprio interpretando o fazendeiro e os demais papéis vividos por pacientes psiquiátricos. Quando os limites entre real e imaginário se confundem, Danilo é forçado a reviver os fatos históricos em primeira pessoa, ciente do destino trágico de seu personagem. Repleto de personagens inusitadas e viradas surpreendentes, Sem Controle apresenta a questão da pena capital sob uma perspectiva absolutamente nova.
fonte: site oficial do filme

TRAILER



Para saber mais sobre a história que fez Pedro II abolir a pena de morte no Brasil leiam esta reportagem de Luciano Suassuna, feita para a revista Isto É em 1998

LINK -
A agonia da forca

Um comentário:

Guigus disse...

Bom!