segunda-feira, março 31, 2008

Salvador, problemas urbanos – Plástico na natureza

Apenas existem 2 destinos para o plástico utilizado no mundo, ou ele é reciclado, ou é jogado na natureza. O plástico, material derivado do petróleo, pode levar até 500 anos para se decompor naturalmente.
Geralmente jogado em grandes reservatórios de lixo, por uma falta de consciência ambiental de muitas pessoas, podemos encontrar materiais de plástico jogado por todos os cantos da cidade; rios, ruas, parques, praias. Esses materiais alem de poluírem o ambiente ainda podem trazer vários transtornos para a população como; entupimento de bueiros, alagamentos, proliferação de doenças e etc.
Em Salvador não é diferente. Em uma expedição pela praia do Jardim de Alah, pude fotografar o descaso das pessoas com o seu lixo e com a sua cidade. Materiais que poderiam estar sendo reciclado, fora abandonado pelos seus donos de uma forma irresponsável enfeando a nossa linda praia do Jardim de Alah.




Foto 01 - Barbeador de Grama – Essa foto flagra um aparelho de barbear descartável que foi irresponsavelmente jogado na grama nas proximidades da praia.




Foto 02 - Banquete do Descaso – Nessa foto vemos um copo plástico sobre um prato de barro geralmente usado em práticas religiosas, também jogado na grama nas proximidades da praia.




Foto 03 – Objeto parado e identificado, lixo – Nessa foto vemos uma tampa de plástico que provavelmente foi jogada em um canteiro de plantas.

3 comentários:

Jeniffer Santos disse...

Pois é...tb pude observar esse descaso ao sair para fotografar.É uma realidade que temos que encarar e de alguma forma tentar melhorar essa situação...começando com cada um tomando consciência.

beijos ^^

Unknown disse...

Pois é... eu tô tendo um projeto na escola sobre tal assunto e realmente é chocante se vcs tiverem algo de novo vcs mandem por favor para o meu email: ellen_tainan@hotmail.com

bjus e valeu pela atenção!!!!

Unknown disse...

EU ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ESCOLAR SOBRE ESTE ASSUNTO, E SE POR ACASO, ENTRAR ALGUMA COISA NOVA, ENVIEM PARA O MEU E-MAIL, PORFAVOR! mih.sousa@hotmail.com