quinta-feira, maio 15, 2008

Cotas




A Universidade de Brasília (UnB) anunciou mudanças no Sistema de Cotas para Negros. Pelo novo modelo, candidatos ao Sistema de Cotas para Negros, que antes concorriam também pelo processo seletivo universal, poderão concorrer a apenas um dos sistemas. Os candidatos ao Sistema de Cotas para Negros deverão efetuar a inscrição pela Internet e optar, no ato da inscrição, por concorrer exclusivamente pelo sistema. O processo seletivo das cotas também mudou. As fotografias foram substituídas pela entrevista pessoal. Será necessário comparecer no campus de Brasília para entrevista pessoal em até 15 dias após a realização das provas. A entrevista acontecerá antes da divulgação do resultado final do processo seletivo, quando os candidatos deverão assinar declaração específica de adesão aos critérios e procedimentos inerentes ao Sistema de Cotas para Negros. As inscrições para o vestibular começam em 31 de outubro. Ao todo, são oferecidas 1.013 vagas nos 62 cursos de graduação para o campus Plano Piloto, em Brasília.

www.cidadaodomundo.org

meu comentário:

Um assunto que me dá dor de barriga. Eu odeio pensar que pessoas tenham que pagar pela discriminação e degradação do NEGRO. Pessoas que assim como a maioria dos negros também são excluídos, também são minorias ideológicas e políticas. Onde fica a justiça nisso?
Fico pensando. Minha ex-empregada domestica é loira de olhos azuis, seu apelido é Dada. Dada tem dois filhos. Os dois “puxaram” a cor dos cabelos e olhos da mãe. Que sorte! Será? Dona Dada recebia em minha casa na época R$ 360,00 por mês. Ela foi abandonada pelo pai dos seus filhos e os criava com o dinheiro que recebia lá em casa. Os filhos dela sempre estudaram em escolas publicas. Os filhos dela nunca tiveram tênnis da Nike e nem roupas de marca. Mas os filhos dela não têm cota nas universidades publicas, exclusivamente por não terem a cor da pele NEGRA.
Ora essa! Isso é justiça? Isso é causa?
Me falaram que essa era uma medida imediatista para reparar um erro histórico. Nossa! Isso para mim não passa de um cala a boca, cheio de vergonha.
No dia em que houver mobilização por cotas sociais, eu vou apoiar e militar por ela, mas cotas para negros. ME POUPEM.

Um comentário:

Jeniffer Santos disse...

Eu não gosto mt dessa idéia de cotas não...
para mim continua sendo preconceito ;D
Tá excluindo,tá discrimando de qlq forma...será sempre q galera das cotas,os negros...os 30% da faculdade =S

não apoio =/

ê brasilll...ngm merece!

beijos!