domingo, julho 27, 2008

Lei seca... COPOS!!!

Ternho 23 anos e sou habilitado dês dos 18. Sempre fui apaixonado por carros, mas o trânsito sempre me estressou. Eu odeio trânsito.
Nesses 5 anos de direção, que já até me renderam duas trocas de carteira, sempre tenho que me preocupar com a lei da moda. Lei da moda é aquela que entra em vigor em caráter extraordinário da noite para o dia e que causa polêmica, inclusive sendo pautada em todos os jornais e que causa o maior bafafá na cidade, causando sempre uma avalanche de blitz temporária enquanto ela está na moda.
Já passei pela modinha do cinto, coisa que a maioria dos motoristas hoje não usa mais e nem os fiscais de trânsito olham. Já passei pelas avalanches de foto sensores que encharcaram a cidade de maquinas que ficaram conhecidas como chupa cabras, e me lembro muito bem de uma lei que obrigava todo veículo a portar um equipamento de primeiro socorros, coisa que não durou muito.
A lei da vez é a lei seca, que prever multa de R$ 956,00 reais, apreensão de CNH, apreensão de veiculo e pode causar detenção de 2 a 6 anos para o condutor que causar acidentes alcoolizado.
Segundo um funcionário do HGE, Edvaldo Silva, 33, afirmou que caiu quase pela metade as entradas no HGE das vítimas do trânsito. Vi também uma entrevista com o major da policia rodoviária federal na TV Bahia, no programa Bahia Meio Dia de 20 de Julho, dizer que os acidentes nas estradas caíram mais de 60% e que mais de 100 pessoas por dia no Brasil deixaram de morrer nas estradas federais por final de semana dês da implantação dessa lei.
No começo não gostei muito da lei, pois teria que não beber quando saísse. Fui sorteado em 4 Blitz e em 3 fiz o tão temido por muitos, o teste do bafômetro. Um não fiz porque o agente percebeu que eu não tinha bebido nada. Fiquei meio indignado com essa situação, por causa do excesso de vigilância, quando todo mundo sabe que daqui a 1 ou 2 anos ninguém mais vai ter que se preocupar com essa lei.
Um excesso de vigilância sim, chata e inoportuna, mas refletindo bem sobre o caso, eu penso que uma lei que esta reduzindo mais de 50% o número de mortes no transito e evitando acidentes não pode ser odiada e sim aplaudida de pé pela população. Chega a ser desumano querer dar mais importância à sua diversão e lazer, do que pensar em preservar a vida do próximo. Concordo com a lei seca sim, em sua plenitude, mas discordo desse excesso de blitz quando todo mundo sabe que isso será rapidadente caído no esquecimento.

2 comentários:

Diogo Rocha Braga disse...

Bom texto meu amigo!
Uma boa idéia vc escrever isso.
Pois,a vida e um dom o qual,devemos aproveitar,e essa lei,a multa estabelecida por ela,a apreensão da carteira e o pagamento de um certo valor são medidas que vão ajudar a diminuir o índice de acidentes causados pela embriaguez do condutor ao volante.
O importante disso tudo não e o valor da multa que vc paga ou a retenção da sua carteira mas sim,a consientização para a preservação da sua vida!o maior valor que cada um de nós possui.

Intrigando! disse...

valew Diogão... o que me faz feliz é que vc escreveu isso SOBRIOOOO