sábado, novembro 29, 2008

Escola Base

No ano de 1994, o Brasil ficou chocado com um suposto abuso sexual praticado por pais, um gringo e pelos donos e um funcionário da Escola Base situada no bairro da Aclimação em São Paulo.
Baseada em fatos relatos por uma criança de quatro anos e sem quaisquer provas que os incriminassem, a imprensa deu o veredicto para sete pessoas que apenas constavam como suspeitas no inquérito policial.
O veredicto da imprensa brasileira foi que os sete suspeitos eram culpados. Atrelando a eles crimes e ações nos quais ficou-se provado que os acusados não cometeram. De uma maneira premeditada e fazendo mal uso de fontes e sem qualquer critério ético, o caso da Escola Base ficou conhecido nacionalmente como o grande erro da imprensa brasileira.
O caso da Escola Base nos traz como lição até que ponto a má utilização da informação pode destruir a vida de pessoas.
Jornalistas cada vez mais sedentos por furos de reportagem, acabam quase sempre atropelando a ética e o lado humanista de cada situação. Desrespeitando a vida e a moral das pessoas envolvidas as usando como animais expostos em um grande circo de horrores que se transformou a imprensa brasileira da época.
Apresentando manchetes parciais onde sem critérios os jornalistas incriminavam e expunham o nome dos acusados de forma premeditada, a opinião popular desinformada pelos órgãos de imprensa, se voltava cada vez mais contra os sete acusados de abuso sexual da Escola Base, forçando-os a terem que se esconder e ter sua vida particular devastada pelas pessoas, polícia e a própria imprensa.

2 comentários:

Guigus disse...

e eu de vc...

Intrigando! disse...

e eu de v6...