segunda-feira, abril 20, 2009

Gritos de liberdade



Acabei de assistir o documentário do Gastão Moreira chamado “Botinada” e comecei a lembrar o que me fez sentir raiva da rede globo de televisão pela primeira vez.
O documentário fala sobre o início do Punk Rock no Brasil. As edições monumentais da revista POP que trazia tudo que havia de novo no cenário americano e inglês, tanto quanto o que iniciava de punk no Brasil mais especificamente em São Paulo e em Brasília. Na Bahia também tínhamos um movimento em menor escala, mas muito importante junto ao Marcelo Nova.
No documentário pude ter a idéia de começo de bandas que cultuei durante minha adolescência. Olho Seco, Replicantes, Inocentes, Restos de Nada, Garotos Podres e Ratos de Porão, bandas que na época eu chamava de bandas de vanguarda já que o cenário da época contava com bandas como o Gritando Hc, Calibre 12 e Blind Pigues. No documentário contam depoimentos de vários integrantes dessas bandas, de Clemente a João Gordo que explicam passo a passo do surgimento ao auge, do auge a falência do PUNK. Falência que devemos ao programa Fantástico da Rede Globo que em pleno horário nobre de Domingo fez uma matéria de gradativa importância negativa a imagem do punk distorcendo toda filosofia aos conflitos de baderneiros que se diziam punks. Descartando todo o movimento cultural e artístico do movimento.
Um ponto negativo do documentário é que o cenário mostrado é baseado quase que por completo na cidade de São Paulo e quando fala-se no ABC Paulista, Brasília e Salvador geralmente são depoimentos de Punks de São Paulo falando sobre. Salvo alguns depoimentos do Marcelo Nova e de alguns punks do ABC inclusive do famoso vocalista da banda USted que perdeu o braço quando tentou jogar um coquetel molotov no pessoal de São Paulo durante uma confusão no Show O começo do fim do mundo que uniu punks de São Paulo e do ABC.
Indico a todos que queiram conhecer o inicio do punk no Brasil. As histórias são deliciosas e contadas pelos autores.
1, 2, 3, 4...



TRAILER


Nenhum comentário: