segunda-feira, agosto 24, 2009

Na multidão

Lembro quando tinha 15 anos e viajávamos todos lá de casa para passar o período de festas juninas na fazenda. Fugindo da badalação e de tudo que envolve este período para o nordeste brasileiro, que me perdoem os regionalistas, mas tudo nesta época para mim sempre foi de péssimo gosto. Das bombas às músicas, incluindo neste meio termo a culinária. Nunca consegui gostar de nada que envolva este período.
Quem me conhece sabe da minha predileção por cantoras. Não Divas majestosas e glamorosas, mas as excêntricas refinadas e esta preferência vem justamente deste período em que eu ia com minha família para a fazenda. Meu tio, o dono da fazenda, sempre colocava uma vitrola na varanda da casa grande sentando se ao lado da mesma onde ficava fumando cachimbo por horas apreciando o que ele chamava de "verdadeira música". Nestas noitadas ouvíamos oratórios, música erudita, clássicos do cinema, além da música popular portuguesa e francesa. Numa dessas jornadas tivemos um "especial", nesta noite sentei-me com ele e amanhecemos. Ele disse: "hoje apenas ouviremos Piaf".




Neste video, Piaf canta La Foule em Olympia. La Foule é de autoria da própria Piaf e foi lançada em 1957.

Edith Piaf nasceu em Paris no ano de 1915. Popularmente conhecida pelo seu estilo chanson e por cantar com o coração suas vivências. "La momê Piaf" ou "pardalzinho", como ficou conhecida na França influenciou grande parte dos artistas da sua época. Piaf era conhecida pela simpatia e por fazer muitos amigos durante sua trajetória até morrer em 1963 na cidade de Grasse na França.

Nenhum comentário: