sexta-feira, setembro 04, 2009

Hércules 56


Enquanto o meu avô comprava o seu primeiro OPALÃO depois de ver este anúncio na revista VEJA, que nada falou sobre o assunto a seguir





o Charles Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, é seqüestrado no Rio de Janeiro. O grupo de ativistas do MR8 (Movimento revolucionário oito de outubro) junto com a ALN (Ação Libertadora Nacional) exigia a libertação de 15 presos políticos.


Essa semana assiti o documentário Hercules 56 do diretor Silvio Da-Rin que traz uma nova pespectiva sobre o fato.

O que há de mais legal neste filme além do retrato histórico e do acontecimento é a reunião dos "sequestradores" em uma mesa redonda onde debatem sobre a época, seus ideais e medos.



Sinopse:

Documentário sobre a luta armada contra o regime militar, focado no seqüestro do embaixador Charles Elbrick, ocorrido na semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de todas as tendências que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.

Trailler:





Confiram...

Nenhum comentário: